TURISMO


Os pontos de visitação do caminho turístico estão espalhados pela cidade e são famosos pela sua arquitetura, história ou localização. Para facilitar a realização de todo o percurso, o roteiro pode ser feito de carro.


PONTOS TURÍSTICOS

Fonte dos Amores

Romantismo. É o mínimo que pode esperar quem resolve visitar a Fonte dos Amores, um dos mais conhecidos e acessíveis pontos turísticos de Poços de Caldas. Parece um tanto quanto óbvio falar, mas esse santuário natural, inaugurado em 1929, faz jus ao nome. Da mesma forma que a cidade, como um todo, faz os corações apaixonados baterem mais forte com suas belezas naturais, arquitetônicas e culturais.

Thermas Antônio Carlos

Poucos pontos turísticos dizem tanto a respeito de uma cidade como as Thermas Antônio Carlos em Poços de Caldas! Além de sua beleza arquitetônica, trata-se de um retrato vivo da história, representando o momento em que Poços de Caldas deixou de ser um simples povoado para se tornar referência em qualidade de vida e turismo no Brasil e fora dele. Sem falar que o local oferece um leque de serviços ligados ao bem-estar e à estética que fazem a visita valer ainda mais!

Cascata das Antas

A Cascata das Antas é parte do Rio das Antas, que adentra o município a partir de Andradas, cidade ao sul de Poços de Caldas. Esse mesmo rio é barrado na Represa do Bortolan, antes de formar também o Véu das Noivas – por sinal, outros dois atrativos turísticos que não podem ser deixados de lado por quem vêm até a cidade. Seguindo seu curso, o Rio das Antas se encontra com o Ribeirão de Poços para, um pouco adiante, possibilitar a Cascata das Antas.

Cristo Redentor

Um dos pontos turísticos mais famosos de Poços de Caldas é o Cristo Redentor. Localizado em uma das montanhas mais altas da Serra de São Domingos, o monumento de 30 metros de altura é avistado de várias regiões da cidade. Essa forte presença nas paisagens locais é mais um convite para conhecer de perto os detalhes da imagem. Afinal, são 500 toneladas de concreto que formam uma das maiores e mais belas imagens do mundo, cópia da estátua do Rio de Janeiro. Para que esta visita seja possível, é necessário subir a mais de 1.600 metros de altitude. O trajeto até o topo da montanha pode ser feito de teleférico, a pé pela trilha ou de carro.

Teleférico

A subida pelo teleférico é a mais especial: liga diretamente o centro da cidade ao monumento. Com um trajeto de 1.500 metros, a subida é um passeio à parte. A vista das cabines dos bondinhos convida para uma análise da mata muito bem preservada. Do alto, é possível avistar as espécies de plantas nativas da região e até encontrar animais como pássaros e macacos.

Trilha

O caminho para o Cristo Redentor mais utilizado pelos moradores locais é a trilha pela montanha. Uma opção de lazer, a caminhada pela trilha tem início em outro ponto turístico da cidade, a Fonte dos Amores. O trajeto, que tem duração média de uma hora, possui trechos de vegetação aberta e fechada. A trilha é bem sinalizada e em perímetro urbano, sendo bastante movimentada e segura.

Rampa de Voo Livre

O mar de montanhas que cerca Poços de Caldas fica mais incrível quando visto de cima. Se observar a bela paisagem do alto do Cristo Redentor já é uma experiência encantadora, sobrevoar as fazendas e serras do entorno da cidade é inesquecível! É esta a proposta de um dos pontos turísticos de Poços de Caldas: a Rampa de Voo Livre.

Pedra Balão

A Pedra Balão, é uma grande pedra sobreposta à outra. O formato deste conjunto lembra um dirigível e foi esculpido pela própria natureza.
É permitido subir na Pedra Balão, que tem 10 metros de altura, para observar o cenário que cerca o ponto turístico.

Calendário Floral

Um dos pontos que merecem uma fotografia. Formado por plantas e pedras, o Calendário Floral aponta o dia, mês e ano.

Relógio Floral

O relógio circular é formado por plantas, que podadas corretamente apresentam os números de um relógio. Os ponteiros são de metal e apontam a hora certa. Este é outro ponto turístico que vale uma fotografia para registro de Poços de Caldas.

Feira em Poços de Caldas

Semanalmente, acontecem mais de dez feiras em Poços de Caldas. A agenda intensa garante feira em todas as regiões da cidade, conforme a programação:
Terça-feira: Bairro Vila Cruz, Praça Paulo Affonso Junqueira – das 6h às 13h30
Quarta-feira: Bairro Cascatinha, Rua XV de Novembro – das 6h às 13h30 / Jardim São Paulo, Rua Abílio Narcizo Pereira – das 14h às 18h
Quinta-feira: Bairro Vila Nova, Rua Antônio P. Guimarães / Bairro Santa Augusta, Rua João Antônio de Oliveira– das 6h às 13h30
Sexta-feira: Conjunto Habitacional, Av. Luciano Eduardo Marras – das 6h às 13h
Sábado: Pátio do Mercado Municipal – das 6h às 14h – é a maior delas. O grande público busca produtos frescos, mas encontra também diversidade, atendimento diferenciado e bons preços.
Domingo: Bairro Santana, Rua Joaquim Pereira / Jardim Ipê, Rua Armando Nery / Parque Pinheiro, Rua Guido Borin Filho / Jardim Country Club, Av. Monsenhor Alderigi / Vila Rica, Av. São Jorge – das 6h às 13h

O caminho turístico Águas Virtuosas

Os pontos de visitação do caminho turístico Águas Virtuosas estão espalhados pela cidade e são famosos pela sua arquitetura, história ou localização. Para facilitar a realização de todo o percurso, o roteiro pode ser feito de carro.
O início do trajeto é a Fonte Pedro Botelho, conhecida também como Fonte do Leãozinho. A referência é pelo chafariz esculpido em mármore, com o formato de um leão. O ponto é bastante bonito e importante para a cidade, já que a Fonte Pedro Botelho abastece a piscina do Palace Hotel e as Thermas Antonio Carlos.
Continuando o caminho turístico Águas Virtuosas, as Thermas Antonio Carlos são a segunda parada. O balneário mais famoso da cidade, as Thermas trazem, em seu imponente edifício, as águas sulfurosas de diferentes maneiras: desde banhos de imersão até tratamentos estéticos.
A Fonte Martinico Prado, de água doce e fresca, localizada no Parque José Affonso Junqueira, próximo ao Palace Casino e ao Teleférico, é mais uma parada do percurso. Seguindo o trajeto, o próximo ponto é em frente à Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, o Fontanário Antônio Rubbo.
Ainda no centro da cidade, está a Fonte dos Macacos. O local permite o contato das águas sulfurosas com a superfície, no centro da Praça Dom Pedro II, também conhecida como Praça dos Macacos. É comum que neste ponto as pessoas lavem seus rostos, mãos ou busquem um pouco de água termal direto da fonte. É também na Praça dos Macacos que o Balneário Doutor Mário Mourão está localizado. Neste balneário é possível experimentar os banhos de imersão nas águas termais, por R$ 20.
Seguindo o trajeto, saímos da área central da cidade e chegamos a Fonte do Monjolinho. A Fonte é subterrânea e uma das mais tradicionais da cidade. Já no Jardim dos Estados, estão outros dois pontos do caminho turístico Águas Virtuosas: o Fontanário da Cambará e o Fontanário Waldir P. Costa, próximo à estrada que leva ao Cristo.
Ao fim do caminho turístico Águas Virtuosas, o visitante chega em um dos principais pontos turísticos de Poços de Caldas: a Fonte dos Amores. O local possui uma natureza exuberante e uma estátua de um casal, feita de mármore branco. Para coroar essa paisagem de destaque de Poços de Caldas, está a fina queda d’água presente no ponto.